5 de Novembro de 1605, é a principal data para tomarmos como base.

Este dia era a data em que Guy Fawkes (13/4/1570 – 31/01/1606), ou Guido Fawkes, como ficou mais conhecido ao lutar pelos espanhóis, foi capturado sentado sob barris de pólvora sob o palácio de Westminster. Fawkes e um grupo de católicos ingleses pretendiam assassinar o rei protestante Jaime I e uma parte da Aristocracia, desta forma substituindo o poder por um líder católico. Tal golpe ficou conhecido como a Conspiração da Pólvora.

O Rei foi avisado antes que o golpe pudesse ser aplicado, tendo assim capturado o único participante que não havia fugido: Fawkes, que foi capturado e torturado até contar os detalhes da traição ao rei. A conspiração consistia basicamente em sequestrar uma criança da realeza, criando uma revolta, e com isso explodir o parlamento quando os burgueses estivessem reunidos com o Rei. Com isso trabalhariam para a subida de um católico ao trono.

Fawkes se tornou o principal símbolo da Conspiração da Pólvora, o qual fracasso tem sido comemorado na Inglaterra desde 5 de Novembro de 1605. A data normalmente é comemorada com fogueiras, acompanhada de fogos de artíficio. Também é sempre recitado o poema: Remember, Remember, the 5th Of November.

V de Vingança (HQ, Filme e a Máscara):

A máscara que todos conhecemos hoje em dia, e que representa Guy Fawkes, teve sua primeira aparição na HQ V de Vingança de Alan Moore, publicada inicialmente em 1982 e 1985, ainda em preto e branco na revista Warrior, da Quality Comics. Eram apenas tiras, que se tornaram tão populares que chegaram a aparecer em 26 capas da revista.
Com o cancelamento da Warrior, diversas empresas tentaram convencer Alan Moore e David Lloyd (ilustrador) para que publicassem e terminassem a história.
Em 1988, a DC Comics publicou uma série de 10 edições que reapresentava o que foi feito para a Warrior, agora em cores, e com isso seguiram para completar a série.

V de Vingança se situa em um futuro imaginado do Reino Unido no período entre 1980 e 1990 aproximadamente, onde um revolucionário mascarádo, intitulado “V” trabalha de diversas maneiras para destruir um governo totalitário, afetando diretamente as pessoas que ele encontra, apresentando novos ideais, em grande parte anarquistas. A série se passa em um futuro, onde a Inglaterra teve grande parte de seu território destruido após uma guerra nuclear. Neste futuro, um partido fascista, chamado Norsefire eliminou seus oponentes em campos de concentração e agora rege como a polícia do Estado. V é um revolucionário anarquista, que usando a máscara de Guy Fawkes, começa um plano violento e teatral para assassinar as pessoas que o capturaram, derrubar o governo e convencer as pessoas a tomar o poder.
Em 2006, a história ganhou ainda mais popularidade pelo filme de 2006, também com o nome de “V de Vingança”, com produção da Warner Bros.

Anonymous e a máscara de Guy Fawkes

O grupo de hacktivistas (ativistas virtuais) Anonymous também ajudou a popularizar ainda mais o uso da máscara. O nome do grupo foi inspirado na forma anonima que eram postadas as imagens e comentários na internet. Esta tag é frequentemente usada para visitantes que querem fazer um comentário sem se identificar.

Anonymous representa o conceito de uma ou todas as pessoas como um coletivo. Pessoas que participam usando o nome compartilham de uma identidade online, caracterizada como hedonística e desinibida. As intenções são de satirizar a adoção consciente de desibinição.

Nós (Anonymous) somos apenas um grupo de pessoas na internet que precisamos fazer como queremos, coisas que não seriamos de fazer numa sociedade tradicional. É mais ou menos esse o ponto: Faça como bem entender.

Uma frase bem comum usada por membros do grupo é “We are doing it for the lulz”, que seria como “Estamos fazendo isso pelas risadas”.

O uso da Máscara do V de Vingança se deve também a uma das frases do HQ e do filme, dita pelo personagem:

Atrás desta máscara existe mais do que carne. Atrás desta máscara existe uma idéia, e ideias são a prova de balas.

O conceito de uso de uma máscara, torna um personagem possivel de permanecer vivo por gerações (um grande exemplo é o artista de rua Banksy, que muitos cogitam ser um coletivo de artistas).
Outra frase bastante popular do grupo é:

We are Legion. We do not forgive. We do not forget. Expect us

(Nós somos a legião. Nós não esquecemos, nós não perdoamos. Nos aguardem)

Poema Completo da Conspiração da Pólvora

Parte do poema ficou conhecido na HQ e no Filme V de Vingança, porém o mesmo possui partes que até hoje são consideradas ofensivas demais para serem recitadas. O mesmo está abaixo transcrito por completo, para quem desejar conhecer melhor, assim como um vídeo explicando suas origens:

Remember, remember the Fifth of November
the Gunpowder Treason and Plot

I see no reason why Gunpowder Treason should ever be forgot
Guy Fawkes, t’was his intent to blow up King and Parliament

Three score barrels were laid below to prove old England’s overthrow
By God’s mercy he was catch’d with a dark lantern and lighted match

Holloa boys, holloa boys, let the bells ring
Holloa boys, holloa boys, God save the King

Hip hip hoorah!

A penny loaf to feed the Pope
A farthing o’ cheese to choke him

A pint of beer to rinse it down
A faggot of sticks to burn him

Burn him in a tub of tar.
Burn him like a blazing star.

Burn his body from his head.
Then we’ll say ol’ Pope is dead.

Hip hip hoorah!
Hip hip hoorah hoorah!

Tatuagens do V de Vingança

Confiram abaixo algumas tatuagens do V de Vingança.

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.