O significado das tatuagens de Yin Yang é bastante diversificado, tendo sua principal origem na filosofia e metafísica chinesa, tendo se tornado bastante popular ao longo dos anos.

O Símbolo do Yin Yang

O símbolo representa o princípio da dualidade de Yin e Yang. O Yin e o Yang são duas forças que se complementam e compõe tudo o que há no mundo. O equilíbrio entre elas faz com que surjam todo movimento e mutação.

Representação do Yin

O Yin representa o princípio passivo, noturno, escuro e frio. Está ligado à escuridão, à água, ao inverno, a partes baixas, a locais calmos como cemitérios e igrejas, e objetos frágeis e pequenos. Em relação a situações e ao ser humano, representa o ódio, o sedentarismo, a oposição, a inveja, a intolerância e a dificuldade.

Representação do Yang

O Yang representa o princípio ativo, diurno, luminoso e quente. Está ligado à luz, à montanha, ao verão e calor, a partes altas, a locais ruidosos como festas e bailes, ao concreto e objetos grandes e maciços. Em relação a situações e ao ser humano, representa o amor, a iniciativa, a ajuda, a admiração, a amizade, a criatividade, a tolerância e a facilidade.

O equilibrio entre o Yin e Yang

Um exemplo que podemos dar seria onde uma árvore grande e forte representa o Yang, enquanto que uma árvore pequena e delicada representa o Yin.
As situações em que há Yin demais são exageradamente calmas e sem vida e devem ser evitadas. As que têm muito Yang são agitadas demais e causam excesso, e também deve-se evitá-las. Os dois princípios estão implícitos em toda e qualquer manifestação existente na natureza. Os opostos complementam-se e não há conflito entre os mesmos, um depende do outro para existir. Esse conceito é expressado pelo símbolo: dentro do Yin preto está um ponto do Yang branco, e dentro do Yang branco está um ponto do Yin preto. Os pontos representam dependência mútua. O Yin-Yang representa o equilíbrio da natureza, da força, das mentes e do físico.

Significado do Yin Yang em Tatuagens

As tatuagens de Yin Yang, além do sentido pessoal é claro, possuem diversos significados e é uma das tatuagens mais populares exatamente por dar esta abertura e diversidade. Abaixo listamos alguns dos mais frequentes significados das tatuagens de Yin Yang:

  • Equilíbrio entre os sexos (feminino X masculino)
  • Equilíbrio entre o bem e o mal
  • Luz e Escuridão
  • Dependência (um não sobrevive sem o outro)
  • Constante mudança
  • Unidade

Um outro uso bastante comum do Yin Yang em tatuagens é o de duas carpas fazendo o formato do símbolo. Os peixes são geralmente representados em cores opostas e simbolizam o macho e fêmea da espécie, nadando em um movimento circular, representando a atração dos opostos e o equilíbrio que governa nosso universos, além de também poder trazer os significados das tatuagens de carpa como parte de si.

Também na cultura Chinesa, o Yin Yang pode possuir diversos significados de acordo com a sua posição, conforme podem ver no gráfico abaixo:
Posição do Yin Yang e seu significado

Para entender mais sobre o Yin Yang antes de fazer sua tatuagem, também recomendamos o vídeo apresentado por John Bellaimey (ative as legendas no vídeo):

Galeria de fotos de tatuagens de Yin Yang

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.