A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. É, por exemplo, símbolo de Afrodite e de Vênus, deusa grega e deusa romana do amor, respectivamente.

Rosas e sua representação histórica

De acordo com o mito grego, Afrodite, no momento de seu nascimento, surgiu de uma espuma que tomou forma de uma rosa branca. Assim, a rosa branca passou a representar a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou em um espinho, e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antiguidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”. Todos os anos, enfeitam-se, no mês de maio, os túmulos com rosas.

Rosa "Aphrodite"
Rosa “Aphrodite”

A rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos, as rosas eram uma criação da Flora, deusa da primavera e das flores. Quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e, quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, elas se transformaram em espinhos. E assim foi criada a Rosa, de acordo com o mito.

Na cultura egípcia, a rosa é consagrada a Ísis, que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo. Um costume medieval era o de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que, onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas, que influenciou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica. Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi, deusa do amor, nasceu de uma Rosa.

As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium”, que significa roseiral.

Rosacea da Catedral de Notre Dame
Rosacea da Catedral de Notre Dame

Significados de tatuagens de rosas

São inúmeros os simbolismos e mitos quando se trata das rosas, e não seria diferente quando falamos de tatuagens de rosas. E as rosas tatuadas ainda têm dois tipos de significado: o significado que condiz com as cores de cada rosa e o significado que a flor rosa, em si, tem.

As rosas tatuadas têm, como principais significados, o amor, a paixão e a beleza, o amor e a paixão são daqueles puros, sinceros e fortes. Dizem que, se a tatuagem não tem espinhos, a pessoa está apaixonada. Enquanto outros já dizem que uma rosa com espinhos pode ser uma clara lembrança de que se deve lidar com o amor com cautela, para não ser “espetado”.

Existe uma associação das tatuagens de rosas com a beleza, tanto a interior como a exterior. Acredita-se que quando, na tatuagem, a rosa tem espinhos, essa pessoa repara e se encanta mais com a beleza interior do que com a beleza exterior, porém, as tatuagens de rosas significam também a beleza eterna, e os espinhos são uma clara advertência: você pode olhar, mas não pode tocar.

Significado das cores em tatuagens de rosas

Mas como a flor de verdade, a tatuagem de rosa pode ter várias cores e, por isso, vários outros significados. Abaixo, colocamos em tópico a cor e o significado de cada rosa.

  • Rosa branca significa a pureza;
  • Rosa vermelha simboliza a paixão;
  • Rosa cor de rosa representa o amor saudável, amor idílico e puro;
  • Rosa amarela é o símbolo da amizade e da capacidade de comunicação;
  • Rosa azul é o desejo de atingir o impossível, devido à sua raridade;
  • Rosa dourada simboliza os sonhos e os desejos humanos.

O que não falta é significado para as tatuagens de rosas, lembrando, ainda, que cada pessoa pode introduzir o significado que mais lhe interessar.

Galeria de fotos de tatuagens de rosas

Selecionamos algumas das melhores tatuagens de rosas para você se inspirar. Mandem as suas nos comentários.


Postado originalmente no finado Tattoo Tatuagem

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.