Significado de Tatuagem de Catrina (Caveira do Dia dos mortos mexicana)

Ao contrário da religião católica e sua tradição de luto no dia dos mortos, para os mexicanos o dia dos mortos é um dia de muita felicidade e celebração. El día de Muertos é um dia de recordação e honras aos mortos de cada familia, a idéia é que as pessoas convivam tão bem com a morte como com a vida, comemorar a paz dos espirito daqueles que já se foram.

As celebrações são oferecidas a deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a Dama da Morte. A La Catrina surgiu da gravura de La Calavera de La Catrina do artista mexicano José Guadalupe Posada, a representação de uma dama da alta sociedade em forma de caveira.


Catrina é uma variante feminina da palavra  Catrín, que significa homem de bom gosto e de bom senso estético, não necessariamente alguém pertencente á nobreza, mas o perfeito cavalheiro exemplar. A figura da La Catrina tem como objetivo lembrar que mesmo os mais ricos enfrentam a morte, que ela é igual para todos. Desde a figura pintada por José a La Catrina se tornou mais e mais sofisticada, e hoje, é vista entre as caveiras mexicanas tanto na festividade do Dia dos Mortos como em Tatuagens. Não mais com os chapeús luxuosos, mas com diversas flores em seu cabelo.

Galeria de fotos de tatuagens de Catrinas

Share:

Caceiro

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.