O significado das tatuagens de âncoras é um dos poucos no mundo das tattoos que permanece popular e fiel às suas origens. A pessoa que faz uma tatuagem de âncora normalmente é ou foi um marinheiro de algum tipo (já serviu a Marinha, Guarda Costeira) ou por vezes relacionado à práticas recreativas ou comerciais marítimas.

Nos contos marítimos, a âncora tatuada mostrava que um marinheiro havia navegado pelo Oceano Atlântico e voltou para casa em segurança.
Esta tatuagem também serve como um símbolo de passagem, entre o marinheiro novato e o experiente.

Em contos marítimos mediterrâneos, a âncora simbolizava diversos deuses dos mares:

  • Netuno: Deus Romano do mar, criador de tempestades e terremotos.
  • Amphitrite: Deusa Grega dos mares (e ninfa), protegia os marinheiros e dava a luz à golfinhos.
  • Poseidon: Deus Grego dos mares, temperamental, rebelde e com um tridente usado para proteger todos os habitantes do mar.
  • Tritão: Divindade Grega do Mar, meio homem, meio peixe. Um golpe de sua concha pode alternar o mar entre calmo ou tempestuoso.
  • Rán: Antiga Deusa Norsa (mitologia escandinava), com sua aparencia marcada por estar puxando âncoras, um presságio de mau tempo e/ou mares tempestuosos.
  • Varuna: Deusa Hindu dos oceanos, capaz de tornar os nobres em imortais. Aqueles que morriam no mar repousavam sob seus cuidados.

Tatuagem de Âncora nos seios aquarela

Enquanto no cristianismo primitivo, a âncora (com a barra horizontal sob o elo) era usada como lembrança à simbologia de virtude por se assimilar à cruz de forma a passar despercebida à não-cristãos.
Segundo Hebreus 6:19:

“Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”

Em muitos casos as tatuagens de âncora combinadas com outros simbolos podem elaborar significados mais específicos – criaturas do mar, barcos, nomes de portos,etc.

Em geral, o significado das tatuagens de âncora também pode ser interpretado como segurança no mundo físico e por consequência, firmeza, esperança e confiança no mundo espiritual.
Algumas pessoas ainda tatuam âncoras para representar suas dificuldades em mudar, em tomar decisões. Usam a âncora como representação de algo firme, seguro e imutável, mas também pode representar alguém agradecendo por sua atual estabilidade, fidelidade, sendo validos para relacionamentos, empenho profissional, entre outros.

Galeria de fotos de tatuagens de Âncora

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.