Os memes que tanto fazem sucesso na internet são uma linguagem viral, e têm o poder de se autopropagar rapidamente atingindo milhões de pessoas no mundo inteiro. A influência dessas informações passam não só de um internauta para outro através dos sites, mas os memes ganham vida saindo do âmbito virtual e vão parar em camisas, bonés, canecas e, eventualmente, em tatuagens.

Os memes mais recentes são aqueles que parecem ter sido desenhados no Paint, e aparecem geralmente em quadrinhos engraçados como reações típicas que são bem identificáveis no dia a dia, como o Forever Alone. Este meme traz as situações mais constrangedoras de um solitário, o cara que envia mensagens de amor para si mesmo e que sempre acaba falando sozinho no meio da roda de amigos.

Outro carinha que fez muito sucesso recentemente no mundo virtual é o Nyan Cat, um vídeo que mistura uma musiquinha japonesa um tanto quanto irritante que se resume à repetição de “nyanyan” e o desenho de um gato em pixel art voando deixando um rastro de arco íris ao som pop. Quase que infinitamente. E, inexplicavelmente, o viral acabou conquistando algumas pessoas que tatuaram o gato em pixels no tornozelo, no seio e no braço.

E talvez o mais famoso de todos seja o sacana Troll Face, aquele que tira uma onda com a cara dos outros e ainda dá uma risadinha. Assim como o Forever Alone, o Troll aparece em quadrinhos que retratam de uma forma cômica e inusitada as situações comuns e vergonhosas que todos passam.

A comum reação às tiradas, ou melhor, troladas, é a Poker Face, que também tem virado tatuagem por aí, até mesmo nos lábios.

Memes virarem tatuagem não é só surpreendente como reforça o poder de disseminação de ideias através da internet, estimulando comportamentos e novos tipos de reprodução dos virais.

 

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.