O clima dos cemitérios desperta sensações múltiplas, da melancolia à curiosidade, sobretudo naqueles que guardam verdadeiros tesouros históricos ou artísticos. Por conta disso, cresce em todo o mundo o interesse turístico pelas necrópoles, que vêm se tornado parte indispensável do roteiro de viagens de quem não abre mão de conhecer lugares novos e surpreendentes. 

Reunimos abaixo cinco cemitérios incríveis pelo mundo e saiba como fazer para visitá-los. Confira! 

1) Cemitério da Recoleta (Buenos Aires, Argentina)

Este é, provavelmente, um dos mais famosos cemitérios turísticos do mundo. Localizado no elegante bairro da Recoleta, em área nobre da capital argentina, o local abriga túmulos de personalidades como Evita Perón, uma das figuras políticas mais emblemáticas do século passado. O cemitério oferece aos visitantes passeios monitorados com intérpretes que falam inglês, espanhol e italiano. 

2) Cemitério de Highgate (Londres, Inglaterra)

Este cemitério remete imediatamente o visitante aos cenários de filmes clássicos de suspense, com seus túmulos cravados entre árvores e vasta vegetação. Seu sepultado mais ilustre é o sociólogo Karl Marx, e o espaço também abriga túmulos com combatentes da Primeira Guerra Mundial. As visitas guiadas estão disponíveis para os turistas por 4 libras (preço em fevereiro de 2019). 

3) Cemitério de São João Batista (Rio de Janeiro, Brasil)

Túmulos repletos de coroas de flores e outras homenagens são comuns no Cemitério de São João Batista, que abriga personalidades nacionais como Carmen Miranda, Tom Jobim, Cazuza e o aviador Santos Dumont. É conhecido como o “cemitério das estrelas”, e desde 2014 oferece aos visitantes passeios guiados. 

4) St. Louis Nº1 (Nova Orleans, EUA)

Cheio de lendas e histórias, o St. Louis Nº1, o mais antigo cemitério de Nova Orleans, abriga figuras como a rainha do vodu, Marie Laveau. Em seu túmulo, visitantes marcam três X e fazem algum pedido. Algumas empresas na cidade oferecem o passeio guiado neste e em outros cemitérios locais. 

5) Catacumbas de Paris (Paris, França)

Este local não é exatamente um cemitério como costumamos conhecer. Criado no final do século 18, esse local que fica a 20 metros abaixo do solo abriga milhares de ossos humanos, que ficam expostos aos visitantes. Sua estrutura em forma de labirinto desperta curiosidade e diversas outras sensações. Um passeio fascinante e assustador ao mesmo tempo! Nos períodos de férias as filas podem ser bastante extensas, chegando a três horas de espera. É possível comprar o ingresso no local ou antecipadamente pela internet.