Tatuagem e Gravidez

Grávida pode fazer tatuagem? Dúvidas comuns sobre gravidez e tattoos

A gravidez não é um sonho de todas as mulheres, mas as que sonham e são apaixonadas por tatuagens costumam ter dúvidas sobre como aliar as duas paixões. Então, fomos atrás de informações essenciais para que o sonho de ser mãe não entre em conflito com a de tatuagens localizadas na barriga e na costela. Fiquem atentas ;)

Tatuagem e Gravidez

Tatuar Durante a Gravidez – Pode?

Não. É perigoso tatuar na gravidez (qualquer local do corpo) e dificilmente um tatuador sério irá te tatuar. Além dos perigos que todos correm ao fazer uma tatuagem dependendo a procedência do estúdio que escolhem – como o uso e descarte errado de agulhas, uma questão de higiene que pode acarretar em doenças como AIDS e Hepatite B e C, a mãe ainda pode ter problemas com a cicatrização e quelóide. Vale lembrar que o corpo da mulher muda completamente durante a gestação e pode ser que ele não responda da mesma forma como costuma a uma tatuagem. Mas, vamos combinar, dá pra esperar por 9 meses para garantir a sua segurança e do seu bebê, né? Melhor prevenir do que remediar.

 

A danificação da tatuagem causada pela gravidez

Quem quer tatuar a região das costelas e a barriga sempre fica em dúvida com o que vai acontecer quando engravidar, como a pele estica bastante durante a gestação é normal que a tatuagem estique junto e seja danificada. A pergunta que fica é: Minha tatuagem vai voltar ao normal depois da gestação?

Odiamos ser portadores da notícia triste mas a probabilidade maior é de que sua tatuagem fique danificada permanentemente. Existem algumas exceções, mas é um risco, que dependerá da elasticidade da sua pele.

Segundo, o Dr Humberto Tindó*, na gestação há um estiramento da pele o que pode causar modificações na tatuagem pela mobilização dos pigmentos dos quais ela é feita na epiderme  (já falamos aqui como é feita a tatuagem), quanto mais a pele esticar maior o risco do desenho não voltar ao que era originalmente – e se for feita uma cesariana com o corte sob a tatuagem o cuidado tem que ser redobrado pois o risco da sutura transformar a tatuagem num quebra-cabeças montado de forma errada é enorme.

O médico ainda alerta que não adianta passar mais cremes e óleos sobre a pele, o cuidado de uma grávida com tatuagem sobre a barriga e costela é a mesma de qualquer grávida.

Portanto, se você pensa em ficar grávida aconselhamos deixar as tatuagens na barriga e nas costelas (se você pretende fechar ou fazer na altura do abdômen) para depois da gravidez.

Tatuadoras Grávidas

Vimos alguns relatos também sobre tatuadoras grávidas, algumas disseram continuar trabalhando sem problemas e outras já disseram que preferem não tatuar ninguém quando estão grávidas pelo fato do contato com o sangue de outras pessoas. Mas, isso é bem pessoal do método que cada uma usa.

 

* Coordenador do setor de ginecologia e obstetrícia do hospital Quinta D’Or entrevistado pelo OGlobo.
Fontes: OGlobo e DelasIG

Share:
Caceiro

Caceiro

Tatuagens, motos, graffiti, música são algumas das minhas paixões e meus principais tópicos no BlendUp.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.